Páginas

Tradução

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Iogurte feito em casa: rápido e mais gostoso!

Faço sempre meu iogurte em casa. É tão simples e rápido que não consigo nem imaginar em comprar.

O processo do iogurte é o seguinte: os lactobacillus bulgaricus (tão famosos na indústria de alimentos) utilizam a lactose, açúcar contido no leite, para se proliferarem e eliminam o ácido láctico. O leite então é fermentado, alterando sua textura e acidez. Todo mundo sabe as vantagens do iogurte: é rico em cálcio, nutrientes e proteínas e por isso é um grande parceiro da saúde, se consumido com frequência.

Para fazer o primeiro iogurte compre um potinho desses sem sabor, industrializados, mas procure não comprar aquelas marcas que acrescentam farinhas, estabilizantes e um monte de outros ingredientes. Até hoje só encontrei uma marca no mercado. Há também o fermento granulado vendido em saquinhos, próprios para iogurte que funcionam muito bem. 

iogurte feito em casa

Há infinitas formas de comer o iogurte, desde puro, com uma fruta,  ameixas pretas (para regular o intestino), geléias ou mel, passando por molhos para saladas e legumes que levam mostardas, limão, azeite e ervas. Também como Lassi, um batido de iogurte doce ou salgado, muito bebido na Índia que pode levar frutas, especiarias, hortelã, água de rosas ou o salgado chamado por lá de Namkia Lassi que parece um suco de iogurte que leva limão, cominho, água e sal e deve ser servido frio e espumoso.  Por lá temperam também as carne de carneiro e de frango com o iogurte que dá um caldo grosso e um gosto bem particular. 

O iogurte pode ser usado para fazer bolos, tortas e pães porque ele ajuda na fermentação e deixa tudo fofinho, além de ser consumido também como Labna como o povo do Oriente Médio costuma comer. Fiz todas as receitas e utilizei o iogurte em inúmeros pratos. 

A receita é a seguinte:
1 litro de leite
1 copo de iogurte de 200 ml

Para o iogurte esquentei a 35 graus um litro de leite integral, pasteurizado, de vaca, mas pode ser leite de cabra ou ovelha. Se for leite não pasteurizado, direto da roça, é preciso ferver primeiro e deixar chegar na temperatura certa. Se não tiver um termômetro, aqueça o leite por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo e sinta na mão a temperatura. Ela deve estar morna quase fria. 

Acrescente um copo de iogurte industrializado. Mexa bem e coloque em um recipiente com tampa e que não seja de alumínio, envolto em um pano. Ligue o forno e deixe esquentar um pouquinho. Desligue e coloque a vasilha de iogurte no forno que deve estar apenas morno e não quente senão vai queimar o pano e causar um incêndio!!! Deixe ficar assim de 4 a 6 horas em um local mais abafado, que mantenha o calor. Se a temperatura estiver boa ele irá virar iogurte  rapidamente. Com o tempo fui aprendendo a temperatura certa e nunca mais deu errado. 

Aí é só comer. Conserve em geladeira e consuma em uma semana. Guarde um copo de iogurte caseiro para fazer mais vezes e neste caso não precisará do industrializado. Com essa medida o iogurte fica bem espesso e se preferir mais líquido faça o próximo com 100 ml de iogurte.

Depois de pronto o iogurte fiz o Labna. Conhecido também por Labneh, Lebne ou Laban é um alimento muito utilizado no Oriente Médio e por nós aqui também porque já comi em várias regiões do Brasil. Ele é obtido através da filtração do iogurte que perde o soro e fica uma espécie de creme que parece um queijo pastoso. Para quem não quer ou não pode comer manteiga é uma solução ótima porque é só acrescentar azeite, limão, geléias, mel, canela ou um pouquinho de sal e ervas e fica pronta uma pasta deliciosa que serve também para entradas para comer com pão ou tomate. 

Fiz assim: coei 2 copos de iogurte em um pano de trama fina ( só para este uso) por 5 horas dentro da geladeira. Depois, retirei do pano com uma colher e temperei. Há no mercado uns coadores de nylon que funcionam muito bem, mas o coador de papel não funciona. Se quiser mais compacto deixe por 8 horas. Depois de pronto deve cobrir com azeite ou comê-lo em poucos dias porque com o tempo começam a dar uma espécie de mofo vermelho.


fazendo o Labna

depois de coado

labna já pronto com azeite e pimenta rosa

as bolinhas são de leite de cabra e comprei em Florestal/MG
o creme foi o que fiz do iogurte




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...