Páginas

Tradução

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Os queijos artesanais de leite cru do Vale do Jequitinhonha/MG

Ontem fui à Degustação de Queijos Artesanais de leite cru do Vale do Jequitinhonha/MG, organizada pelo Convivium Slow Food BH. Muitos tipos de queijos com sabores, formatos, cores e aromas diferentes. Gente bonita e interessada em colaborar para salvaguarda da cultura, dos modos de vida e dos saberes envolvidos na produção de queijos artesanais.

O grupo segue as diretrizes do manifesto do Slow Food Internacional em Defesa dos Queijos de Leite Cru, que tem como objetivo realizar ações de mapeamento, divulgação e salvaguarda dos queijos tradicionais de leite cru brasileiros. (veja mais aqui).

A questão dos queijos produzidos a partir do leite cru (não pasteurizado) é que há uma legislação sanitária  que não permite que eles sejam comercializados fora do Estado produtor, o que limita o crescimento da produção local, a oferta no mercado e a diversidade de produtos oferecidos.

Por isso é tão importante e necessário esse movimento para pressionar uma adequação da legislação que deve criar formas de atender o pequeno produtor, além de oferecer suporte a eles que, embora façam produtos saborosos e tradicionais, precisam ter condição de se adequar, minimamente, às boas práticas de manipulação. Há muito o que se pensar e considerar quando falamos de pequenos produtores no Brasil. Todos sabemos que o agronegócio, as grandes indústrias, as mineradoras, além da inexistência de uma política de desenvolvimento local, ameaçam a relação das comunidades rurais com a terra, com suas tradições e cultura, comprometendo a melhoria de sua qualidade de vida.

Fui convidada pela Bibi que faz doutorado sobre queijos para participar da expedição que mapeou a produção artesanal no Vale do Jequitinhonha, mas infelizmente não pude ir. A expedição viajou 2500 km conversando, provando e fotografando tudo. Trouxeram na mala muitos queijos e muitas lembranças carinhosas dos produtores daquele lugar.

Marcelo Podestà, um dos organizadores do Convivium de BH, falou sobre a proposta do Slow Food, da expedição realizada em Minas e ainda fez uma introdução à degustação dos queijos, com direito a ficha de degustação e dicas de como perceber melhor cada queijo degustado.

E foi assim, entre queijos brancos, marrons, cozidos, acompanhados de mel, melado, farinha de mandioca, derretido, com pães deliciosos (feitos pelos italianos presentes), cachaça, cerveja e com muita conversa e curiosidade que o encontro se deu.  

Se quiser saber mais, entre no site do Slow Food BH aqui no blog.

Bibi apreciando os queijim mineirm




queijo cabacinha
melado, mel, rapadura cachada, doce de amendoim


broinhas e suco de tamarindo. humm muito bom!


Marcelo e Bibi 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...