Páginas

Tradução

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pipoca de Milho Crioulo Roxo do Cafezal

Fui a feira de orgânicos da Vila Cafezal em Belo Horizonte/MG e além de comprar verduras e legumes da horta da Associação de Moradores, comprei milho roxo de pipoca. São sementes crioulas chamadas também de tradicionais, selecionadas e mantidas pelos próprios agricultores há várias gerações e que têm uma grande variabilidade genética. Cultivada pelos produtores da agricultura familiar, essas sementes garantem a conservação da biodiversidade porque resgatam variedades em extinção e proporcionam independência ao agricultor em relação às empresas transnacionais produtoras de sementes híbridas. Além disso, comer qualquer coisa sabendo que não é transgênica já é muito bom. Neste caso, além de não ser geneticamente modificada, o milho roxo de pipoca foi cultivado sem agrotóxico.  



Nos países da América Latina como Peru e Bolívia há dezenas de tipos de milho, de todas as cores e tamanhos e que variam também no sabor. Quero saber mesmo é onde estão nossas sementes crioulas de milho? No Brasil há também outras espécies que quase não encontramos mais porque foram extintas e inviabilizadas pela imposição do agronegócio e pela legislação na venda de sementes transgênicas.

Quem me vendeu lá na horta da Vila Cafezal foi Sr. Dorval. A horta é muito bonita e tem a melhor vista da cidade de Belo Horizonte.Quem quiser informação de como adquirir a semente crioula de pipoca de milho  roxo pode entrar em contato com o grupo Aroeira no aroeiraufmg@gmail.com. A produção é pequena e tem venda local e por isso nem sempre tem para vender.

Estou testando a germinação das sementes porque fiquei encantada com a espiga de milho roxo. É linda!

E se você só come pipoca de microondas que vem no saquinho vai adorar essa aqui porque, apesar da pipoca ficar pequena, ela é branquinha e crocante, além de não deixar piruá.

A receita é assim: uma xícara de milho e uma colher de sopa de óleo. Se quiser substitua o óleo pela manteiga. Coloque na pipoqueira ou em alguma panela com tampa e deixe pipocar. Aqui a gente canta a musiquinha “pula pipoca maria pororoca” até parar de pular. A meninada adora, canta junto e depois come com a maior alegria. Quando era criança fazíamos coroas e colares enfiando em uma linha as pipoquinhas. Gostava também de enfeitar as roupas de festa junina com elas. Era uma festa!

Se quiser fazer a pipoca no microondas coloque o milho em uma vasilha com manteiga (não use se quiser mais leve) e tampe. Coloque 2 minutos e depois minuto a minuto até parar de pipocar.
  
Quem quiser ir a horta da Associação de Moradores da Vila Cafezal funciona de segunda a sexta de 6h30 às 9h e de 13h às 17h, na própria Associação ou entre em contato com o Grupo Aroeira. 

Tudo sem agrotóxico !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...