Páginas

Tradução

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vinagreira é hibisco

Quem vem lá, quem vem lá? Nasceram as sementinhas de Vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.)

Demorou mas finalmente consegui as sementes de hibisco com Dona Júlia que tem aquela linda horta do grupo Frutos da União que fica no Ribeiro de Abreu (já falei aqui). Pedi para um, para outro, mas nunca chegada. Aí Dona Júlia me deu, plantei e nasceu muitas mudinhas de hibisco. 

Ah, que lindo! Ela já nasce com caule e folhas roxos.


A planta tem origem lá pelos lados da Índia, Sudão e Malásia e depois foi trazida para cá. É conhecida aqui por diversos nomes como azedinha, azeda-da-guiné, caruru-azedo, caruru-da-guiné, chá-da-jamaica, pampolha, pampulha, papoula, papoula-de-duas-cores, quiabeiro-azedo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira. No México é conhecida como Flor da Jamaica, na França como Roselle e no Japão como Umê.

Bastante utilizada na culinária para fabricação de doces, geleias, conservas, sorvetes, bolos, gelatinas, vinagretes, chás e sucos e as folhas para salada. Tradicionalmente é usada como diurética, para tratamento de desordem gastrointestinal, infecções hepáticas, febre e hipertensão e muitos estudos científicos apontam a ação antioxidante da planta. É um arbusto que atinge cerca de 2 a 3m de altura e podem ser usadas folhas, cálices, sementes e as fibras para fazer papel. A flor da vinagreira é amarela-arroxeada. Uma belezura!

Lá no Maranhão a turma faz o arroz de Cuxá, um prato com camarão seco, folhas de vinagreira, gergelim e farinha de mandioca e é bom pra valer! As folhas são azedas, o que confirma um de seus nomes.

Como minhas mudinhas ainda estão crescendo, comprei os cálices desidratados da vinagreira no Mercado Central de BH para fazer experimentos que começaram com a produção da geléia com pedaços.


regalo que dei para Ana Maria de aniversário
e os cálices que comprei no mercado
Geléia de Vinagreira

40g de cálice de vinagreira desidratado
4 copos de água
1 copo de açúcar cristal (180 gr). Usei o açúcar demerara orgânico porque era o que tinha, mas fica igual com o cristal.

Ferva a vinagreira com a água. Assim que soltar bastante cor, coe.
Acrescente o açucar e coloque o líquido em fogo baixo até virar um doce (mais ou menos 15 minutos). Não demore muito senão fica consistente demais. O ponto é quando ainda está líquido, mas não está escorrendo como água. 

Eu utilizei um pouco dos cálices junto com açucar e ficou boa boa boa!!! 

O chá é de uma cor e sabor surpreendentes: rosa escuro e bem azedinho.

chá de hibisco rosado com
biscoitos de côco da Ceci (da Adoro Biscoitos!) com ingredientes naturais.
Nada de conservantes, aromatizantes.
Tem sabor único!
O paninho é lá do mercado de Fortaleza. Proooonnnnnnto!

Vou fazer outras receitas e posto aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...