Páginas

Tradução

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O Buriti na feira de agricultura familiar de MG

Como contei em outro post, fui a feira de Agricultura Familiar de MG e foi muito divertido. Nessa feira o que me chamou a atenção foi o Buriti. Quem levou o produto foi Cooperativa Regional de Produtores Agrossilviextrativista Sertão Veredas que fica em Chapada Gaúcha (mas é no Norte de Minas!), uma região maravilhosa que fica no entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Parque Estadual Serra das Araras, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. Quem não conhece o parque do Peruaçu, não pode deixar ir. Lugar de belíssimas cachoeiras, grutas e de muitos vestígios arqueológicos. A cooperativa nasceu em 2006 junto com a criação da unidade de beneficiamento de produtos do cerrado. 


buriti desidratado
Na feira eles levaram as raspas de Buriti desidratado e a farinha de buriti (a massa desidratada e triturada). O Buritizeiro é uma palmeira e chega atingir até 40 metros de altura segundo me informou Márcio, um técnico da cooperativa que me atendeu na barraca. Ele me contou em uma conversa tranquila (muito raro por aqui na cidade...) todo o processo por que passa o buriti: os frutos são colhidos e deixados de molho para que a casca dura e brilhante fique fácil de ser retirada com uma faca. Em seguida a massa é tirada com uma colher, tomando o cuidado para não vir junto a pele (bucha) que fica abaixo da polpa porque aquela não é comestível. Fiquei pensando no cheiro delicioso que deve ser. Ele disse com orgulho que esta massa pode ser consumida in natura para fazer doces, sorvetes, cremes, sucos ou tomar com leite pela manhã. 

A cor é impressionante! Um amarelo cobre que indica a presença da vitamina A (caroteno), mas é rica também nas vitaminas B e C. Segundo se tem notícia é uma das frutas que mais contém vitamina A no mundo, 20 vezes mais que a cenoura. 

Márcio me contou também que a indústria de cosmético é a maior compradora deste produto e neste ano de 2013 a região vendeu muitas toneladas do Buriti para uma famosa marca brasileira. Fiquei interessada em descobrir alguns usos do Buriti na culinária. Da forma que comprei, a massa desidratada tem um sabor azedo com um leve amargor no final e se pode sentir a oleosidade.

Procurando informações sobre o Buriti descobri que há dúvida se o buritizeiro é a mesma palmeira chamada miritizeiro. Alguns dizem que apesar de serem semelhantes o buritizeiro é a “Mauritia Flexuosa” e o mitirizeiros é a “Mauritia Vivifera”, mas encontrei apenas a confirmação do nome científico do buritizeiro. Outros nomes populares do buriti que encontrei: miriti, boriti, moriti, muriti, caradá, guaçu, carandaí, guaçu, palmeira dos brejos.

Os brinquedos de Miriti produzidos na linda Belém do Pará/PA/Brasil no período de festas do Círio de Nazaré encantam crianças e a marmanja aqui. São centenas de brinquedos criados a partir do universo cultural da região (pássaros de todos os tipos, peixes, barcos, cenas festas, casais namorando...).

brinquedo de miriti de Belém do Pará
Comecei agora a procurar formas de usar o buriti desidratado. A primeira experiência foi de geléia de buriti com maracujá, mas não fui feliz porque não deu consistência. Ficou gostosa, mas mole demais. 
Vou refazer a geléia e  pesquisar outras forma de uso do buriti e quando encontrar e fizer, posto aqui.

Quem quiser saber mais sobre o buriti entre no site da cerratinga, indicado aqui no blog.  

9 comentários:

  1. Querendo fazer suco com o buriti desidratado. Deixei um pouco de molho e vou bater no liquidificador. Vamos ver como vai ficar.

    ResponderExcluir
  2. queria comprar a raspa de buriti sabem quem vende

    ResponderExcluir
  3. Quantos kilos você gostaria de comprar

    ResponderExcluir
  4. Quantos kilos você gostaria de comprar

    ResponderExcluir
  5. Queria compra raspa de burite mim chama no zap (94)992245789

    ResponderExcluir
  6. Por favor gostaria de comprar raspa de buriti, vcs enviam para São Paulo??

    ResponderExcluir
  7. Quero comprar a raspa do Buriti. Onde compro? Vocês vende?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tenho interesse em comprar. Onde compro? Com quem falo?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de comprar buriti, alguém possui pra vender?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...