Páginas

Tradução

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Presentes!!!


Ganhei vários presentes ontem. Dá Eugênia ganhei coisinhas mimosas e gostosas trazidas do outro lado do oceano: baunilhas, açucares, flor de sal, pistilo de açafrão, bouquet de temperos. Do Paulinho um bouquet de flores que alegrou a casa. E da Daniela Almeida ganhei uma lição importante ao participar do encontro de mulheres da AMAU -  Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana de Belo Horizonte. A AMAU é composta por grupos comunitários informais, associações comunitárias, movimentos sociais de luta pela terra, por moradia, movimento feminista, grupos de permacultura e alimentação saudável, empreendimentos de economia solidária, pastorais sociais, redes, ONGs, pesquisadores de várias áreas e estudantes.

Estavam presentes na reunião da Comissão aproximadamente 30 mulheres. Claro que em um encontro apenas de mulheres a questão de gênero dá a tônica da conversa, o que é muito bom porque é fundamental existirem espaços de discussões em que a mulher seja a pauta principal. Daniela nos contou que a Comissão de Mulheres surgiu em agosto de 2012 para fortalecer os trabalhos das mulheres ligadas a agricultura. Falou também sobre os encontros da AMAU e os caminhos que o coletivo tem trilhado.  Curti muito estar ali.

Quem quiser saber mais sobre o assunto tem vários links aqui no blog e tem este com os artigos da Daniela Almeida (aqui).

No fim do dia, com tantos presentes, estava feliz e resolvi usar as maçãs sem agrotóxico que comprei na feira que acontece às 3ªs feiras na savassi/BH/MG. Os comensais estavam, há muito, me pedindo que fizesse o peito de pato, mais conhecido na gastronomia francesa por magret de canard. O magret é o peito do pato da raça Mulard que foi  engordado para fazer o confit e foie gras. Não vou contar aqui como é o processo de engorda e abate desses simpáticos patinhos. No entanto, os meu convidados escolheram o cardápio e queria vê-los felizes também.  Então resolvi juntar a maçã com o pato. E foi assim:

Magret de Canard com Maçãs ao aceto e baunilha
1 peito de pato ( serve 2 pessoas)
Sal grosso e pimenta do reino moídos na hora
½ maçã cortada em fatias
½ colher de sobremesa de manteiga
1 colher  sopa de aceto balsâmico
½ colher de sobremesa de mel
sementes de baunilha ( opcional. Mas dá um toque especial)

Primeiro corte quadriculando a pele do pato com uma faca sem atingir a carne. Tempere com sal grosso e pimenta do reino moídos na hora.
Corte a maçã no meio, retire as sementes e faça fatias de 0,5 cm.
Coloque em uma frigideira fria o pato com o lado da pele para baixo.  A pele irá soltar muita gordura por isso a frigideira não precisa ser untada. Deixe dourar por 5 minutos. Vire o pato e deixe por 3 minutos. Retire da frigideira e deixe descansar por mais dois minutos mantendo quente. 
Enquanto isso, retire a gordura da frigideira e coloque a manteiga. Junte a maçã envolvendo-a na manteiga e acrescente o aceto balsâmico. Deixe evaporar um pouco junte o mel.

Fatie o pato e monte no prato com a pele para cima juntamente com as maçãs. Comemos acompanhado de batatas assadas.

O pato fica vermelho por dentro, mas não está cru. Nunca deve cozinhar muito o peito do pato. Do contrário ficará borrachudo e sem sabor. O vinho tinto espanhol foi o toque final. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...