Páginas

Tradução

sábado, 20 de julho de 2013

Feijão-arroz de Bocaiúva

Achei este simpático feijão na feira de agricultura familiar. Ele é miudinho conhecido como feijão-arroz (Vigna umbellata). Uma leguminosa que ocorre principalmente na Índia, China e Malásia.
  
Grãos de feijão-arroz
Este veio de Bocaiúva/MG da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais (êta mulherada porreta!!) e quem conversou comigo foi Viviane, uma jovem sorridente da Associação. Ela contou que este feijão dá em rama, nasce facilmente por lá e que “o povo confunde com feijão-azuki, mas não é”. Sua indicação é de não colocar na panela de pressão para que não desmanche no cozimento. Com um sabor bem mais suave que o feijão carioca, pode ser usado em receitas salgadas ou doces.

Cozinhei o feijão por 50 minutos, sem  demolho. Ele não solta amido na água e por isso não dá aquele caldo grosso do feijão que estamos acostumados. Se quiser isso, tem que dar uma amassadinha. Mas imagino que seja ótimo para fazer pratos que misturam o feijão com farinha de mandioca, como a farofa de feijão ou tropeiro. Vou fazer algumas experiências e posto aqui. 

Dessa vez fiz um combinado tipicamente mineiro:
Arroz branco (com alho e sal socados na hora), feijão-arroz com pequenos pedaços de bacon, couve com serralha (da horta do nosso edifício) e ovo frito. 
  
Hummmm.... ficou uma delícia!!
Me disseram que este feijão é muito procurado pelos Macrobióticos, mas por que será que os chefs não utilizam nas receitas? nunca vi em nenhum restaurante, nem em cozinha alguma...

Quem quiser encomendar o feijão-arroz da Associação que fica em Bocaiúva/MG é só ligar para (38)99037555 ou 84176717 e falar com Viviane. 

Um comentário:

  1. Que lindo!!!!!!! Amei Quel! Saudades de você, credo! Parabéns pelo blog e espero que tenha um sucesso delicioso! Assim como as comidinhas postadas. Beijos.
    Érika Carneiro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...