Páginas

Tradução

terça-feira, 30 de julho de 2013

Serralha “Ousada”

Moro em um prédio que tem grama no fundo e um jardim na frente. Um dia conversando naquelas quase engraçadas reuniões de condomínio chegamos à conclusão que gostaríamos de comer hortaliças todos os dias e sem agrotóxicos. Aprovada a ideia, iniciamos o processo.  
Com pás, enxadas e dores nas costas estava pronto o local da futura horta. Um afofando a terra aqui, o outro trazendo um saco de esterco dali e começam a chegar as mudas.

Preparamos a terra. Plantamos. Cuidamos. Molhamos. O mais impressionante é que o espaço é pequeno, mas a terra é generosa! Resultado quase imediato: muitos pés de couve, rúcula, salsinha, cebolinha, ciboulette, alho de folha, coentro, manjericão de vários tipos e tamanhos, alho poró, tomate, espinafre, hortelã, orégano, erva doce, além das folhas para chá. Trouxe dos quintais dos vizinhos mais sabidos as hortaliças não convencionais como o gondó (desse já falei em outro post aqui), a beldroega, o ora-pro-nobis e o quitoco.

Ainda estamos conhecendo o ciclo das plantas e aprendendo com os mais experientes no assunto a resolver pequenos problemas como formigas comilonas, pulgões emboladinhos e outros bichos que, como nós, gostam bastante de um verdinho! 

Tem uma planta que nós não convidamos para festa, mas ela veio assim mesmo, de ousada: é a Serralha.
Aqui nasceu espontaneamente dois tipos: a Serralha lisa (Sonchus oleraceus L.), conhecida como serralha branca, serraia e serralha dente-de-leão e a Serralha brava (Emilia sonchifolia), conhecida também como serralhinha, flor pincel, serralha mirim e pincel de estudante. São parecidas e igualmente saborosas. 

Serralha brava: ousadia em pessoa!

A serralha lisa tem um amargor gostoso e é cheia de vitamina A, D e E , além de ser bastante utilizada na farmacopéia brasileira para dezenas de problemas de saúde.  Sempre comemos crua na salada, mas também é boa para refogar. Dá para fazer recheios de empanados e pães. Nasce em qualquer lugar e normalmente ninguém está nem aí para ela.

Fiz uma salada de folhas do quintal com a serralha lisa, couve, almeirão, azedinha, manjericão verde e roxo regados com azeite extra-virgem que comemos com uma carne temperada com pimenta do reino fresca e mandioca cozida que ganhei do sítio de uma amiga. 


a folha em destaque é a serralha ousada

Bem simples, saudável e saboroso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...